Aqui no mundo das Papelarias em Cuiabá e Várzea Grande é muito comum os clientes terem dúvidas quanto a utilização de lapiseiras, copiamos um material divulgado pelo fornecedor BRW para esclarecer algumas dúvidas.

Ao contrário do que pensa o senso comum, um desenho vai muito além da criatividade ou dom. Ele é composto por estudos, técnicas e, o mais importante, as ferramentas adequadas.

Qualidade, precisão no traço e facilidade no uso são características procuradas por estudantes e artistas na hora de construir um desenho. Mas a busca pode terminar agora, pois as Lapiseiras Técnicas são os materiais perfeitos para esse grupo que deseja transformar seus esboços de um rabisco em verdadeiras obras de arte.

Para obter um resultado satisfatório, depende somente de você  fazer a decisão certa do material a ser utilizado. Mas nada tema, para te ajudar nesta escolha preparamos este artigo repleto de informações sobre como escolher a melhor lapiseira para sua arte.

Vem conferir!

Tipos de Lapiseiras Técnicas

As lapiseiras técnicas se destacam pela qualidade superior e durabilidade prolongada, além de possuírem design moderno e confortável.

Ao contrário de lapiseiras comuns, são capazes de reproduzir diferentes tons de cinza e criar texturas em desenhos artísticos e projetos técnicos, como em design de produtos e sketchs arquitetônicos.

Seja para escrever ou desenhar, a escolha do modelo fará muita diferença no resultado!

Lapiseira 0.9mm

O calibre da lapiseira 0.9mm é mais grosso e suas linhas desenhadas são mais espessas e cheias. Seu uso é perfeito para quem tem um traço mais firme e pesado, além de ser excelente para fazer detalhes de sombras e dar profundidade ao seu desenho.

Lapiseira 07.mm

Utilizada tanto para escrita quanto para desenho, a lapiseira 0.7mm proporciona linhas bem definidas e traços precisos. É o calibre mais popular entre as lapiseiras.

Igualmente indicado para quem possui a famosa “mão pesada”, mas exige mais sutileza do que o grafite anterior.

Lapiseira 0.5mm

Proporcionando ainda mais precisão nos traços, a lapiseira 0.5mm é perfeita para realização de detalhes em plantas arquitetônicas, formas geométricas e retratos realistas. Também é indicado para escrita, justamente por suas linhas finas e delicadas.

Seu uso deve ser feito por quem não põe tanto peso na mão ao riscar o papel.

Lapiseira 0.3mm

lapiseira 0.3mm tem o traço ainda mais fininho e exige que seu uso seja feito de forma leve para não correr o risco de quebrar o grafite.

É ideal para fazer detalhes em escalas menores, sendo a escolha perfeita para garantir maior precisão em desenhos técnicos.

O que levar em conta na hora de comprar minha lapiseira?

Além da indicação do propósito do seu desenho, observe sempre o material da própria lapiseira.

Provavelmente você passará um bom tempo em frente ao seu projeto antes de concluí-lo, por isso o apoio deve possuir ranhuras ou acabamento emborrachado para evitar deslizamentos que comprometam a precisão dos seus traços.

O peso também deve ser levado em consideração. Opte por lapiseiras inteiramente em metal somente se possuir traços mais firmes, para não correr o risco de atrapalhar seu processo artístico.

Assim como nos lápis para desenho, a graduação do grafite pode variar de acordo com a escala (H, HB, B, entre outros). Para traços mais secos e claros, prefira a graduação Hard (H, 2H) e para os riscos mais macios e escuros, escolha entre os HB, B, 2B, 4B, etc. Em ambos os casos, o grafite deve ser resistente e firme.

Vale lembrar que quanto menor o calibre, mais resistente deve ser a ponteira para evitar a quebra do grafite. Prefira lapiseiras com ponteira de metal e mecanismo preciso de amortecimento, tais como as da BRW. Desta forma poderá desenhar por horas sem se preocupar com a troca do grafite de minuto a minuto.

E aí, ainda está com dúvidas?

A qualidade e calibre do modelo de lapiseira escolhido vai variar muito a apresentação final do seu projeto. Por isso, saber reconhecer o material que atende sua necessidade é de muita importância.

Mas, é claro, não se prenda a isso!  Você tem a liberdade criativa para misturar traços de diversas espessuras e colher frutos incríveis neste processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *